segunda-feira, 18 de maio de 2009

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pés no Tablier


Tudo começou por um gesto… pés no tablier menina!

Partida Cova à Destino Coimbra

Estrada antiga onde se acompanha o Mondego, passando por Vila Verde, recebendo a partilha das memórias de quem já lá viveu.

Campos alagados de água, onde começam a aparecer os primeiros sinais do arroz, muitos, tantos que não se adivinha o fim!

Pequenas hortas, onde á semana senhores e senhoras trabalham o que conhecem bem e lhes dá alimento, a terra!

Cabras e ovelhas a pastarem em conjunto, um maralhal á procura de sombra, pois o calor ali é muito.

Cavalos Brancos e Castanhos, uns 10 mais ou menos, também pastavam á entrada de uma Vila, mesmo antes da curva…

Montemor, um Castelo ergue-se lá no cimo bem conservado, bonito, muralha em toda a volta e as casas bem introduzidas na encosta, dão uma magia aquele lugar, que não conheço, só passo e por momentos imagino histórias de amor e desamor, de guerras ganhas e perdidas, de honra, amizade e respeito. (é o meu imaginário, lá pode ser tudo perfeito).

Vou nas minhas histórias e passa uma menina, vestida para um rancho, de telemóvel na mão. Comento, “uma viagem á idade média, mas com telemóvel…” um mote para filme! Começamos, a imaginar as guerras naquele tempo, espadas, cavalos e pouco mais, mas com telemóvel, não vá ser preciso chamar o ferreiro do Areeiro que trabalha 24h por dia, a desencravar espadas de crânios ou costelas!

Pausa a música que ai vem é excelente, sobe-se o som e canta-se baixinho, a voz da cantora é melhor que a nossa, sorriso bom nos lábios e sussurros, Your up and Your donw, Your in and Your Out….

Duas bicicletas, em sentido contrario, uma pequena leva um menino apressado, que dá aos pedais como se não houvesse amanhã, quase que lhe vi a língua de fora tal era a concentração, um Pai atrás sorridente e orgulhoso numa bicicleta em que só de vez enquanto é que dava ao pedal. 

Chegámos, sinto a alegria do desfile da queima, a excitação no ar, os risos e gritos histéricos, o orgulho!

Depois de um dia de Praia, enche-se uma banheira e repousa-se o tempo que se conseguir! Receita boa principalmente se a Casa de Banho for verde, grande e mágica!

Aqueles verdes de floresta mágica, sério é, tem uma fada, um peixe e um gato. Um barco de Piratas e os Piratas, não tem torneiras, a água cai sempre do tecto de um chuveiro Grande, também ele mágico, aquela chuva mágica e quentinha, lava a alma…

Nesta Casa de Banho, tudo é real, desaparece a maldade, a mesquinhez, a inveja, o ódio, as saudades, as dores… e começam amores perfeitos, guerras vencidas justamente, famílias…

Hoje tive um luxo melhor que SPA, serenei e tudo porque… “Pés no tablier…”

domingo, 3 de maio de 2009

Coimbra!


Fim-de-semana cheio de actividades possíveis, ah! cidade tão atarefada!

Queima das Fitas, Ginástica na Nacional, Jogo do Sporting, Feira do Livro, monumentos…

A queima anda por todo o lado, a partir das 15h, pois é quando o pessoal acorda… noites longas as deles, muito espanhol se ouve falar aqui também, queima internacionalizada! O queimódromo só reage á noite!

A Ginástica na Nacional, é por todo o canto, onde tenha um pedaço de relva, ou mesmo nos centros comerciais, miúdos e miúdas do país todo e de várias escolas, associações ou Ginásios apresentam-se, dançam e expressam-se!

O Jogo do Sporting… esse fiasco sem golos… a dizer a verdade nem vi!!! Conheço quem foi ver e voltaram meios irritados! Ahahaah!

O Benfica perdeu! O Sporting empatou :-D… PORTOOOOOOOOOO!

Falha minha, mas ainda não fui á Feira do Livro! Vou conseguir lá ir espero!

Cidade cheia de cantos e recantos encantadores, só lhe falta o mar…

Fui ao convento de Santa Clara a Velha, que esteve inundado e em recuperação muito tempo, perdoem-me a falta de dados históricos, mas prometo que vou estudar!

Sítio bom, embora hoje não estivesse calmo, pois a música da ginástica invadia a igreja… também criou alguma magia, foi a primeira vez que lá entrei.

Azulejos árabes com motivos florais, a cruz dos templários em muitas paredes e no chão, perto de alguns túmulos, a fonte onde alguma coisa era lavada, tinha um rudimentar sistema de esgoto, atraiu-me, trepei a dita fonte só para ver o cimo, descalcei-me para não estragar nada!!!!

Um relvado, cercado por passadeiras de madeira, uma construção moderna, albergava algumas exposições e um bar bem agradável, com uma esplanada em cima de um mini lago quadrado, com vista para a parte mais alta da cidade, a reitoria da universidade, completam um ambiente perfeito para um livro e um sumo!

Aceitam animais… bom sitio para o Puscas e a trela dele!! Da próxima que voltar a esta cidade, trago a trela dele!

Fiz tarte de Pêra, DELICIOSAAAAAAA, e amêijoas à Bulhão Pato, para os irritados… havia cerveja e vinho!!!! Já ta tudo mais bem-disposto, eu estou óptima e recomendo-me!

Pronta para outra portanto!!!